
Clareamento
Clareamento Dental - Saiba mais
Pela busca de um ideal de beleza, hoje em dia é muito comum os pacientes pedirem não apenas dentes mais brancos, mas também alinhados e harmônicos. Isso pode ser justificado com o aumento da concorrência no mercado de trabalho, a aparência tem-se mostrado muito importante e com isso o sorriso altamente valorizado.
O clareamento dental vem sendo um tratamento de primeira eleição, não apenas por ser conservador, mas também por apresentar resultados além do esperado, em pouco tempo.
Hoje trabalhamos com 3 técnicas de clareamento, para serem utilizadas sempre com a supervisão do cirurgião-dentista:
1-Clareamento com moldeira (caseiro): utilizando clareadores com concentrações baixas – de 10 a 22%;
2- Clareamento Halógeno (consultório): utilizando géis de peróxido de hidrogênio com concentrações de 20 a 35%;
3- Associação das 2 técnicas, na procura de economia, eficiência e longevidade dos resultados clareadores.
O clareamento caseiro é muito procurado pela sua facilidade, que consiste em aplicação do gel clareador em uma moldeira de silicone. É recomendado o uso diário (período noturno) por pelo menos 2 horas. Alguns autores mostram que o clareamento de moldeira obtém uma menor recidiva e maior estabilidade na cor obtida, porém a técnica necessita da disciplina do paciente no uso da moldeira e demora em media de 2 a 6 semanas para atingir um bom resultado.
Já o clareamento em consultório é feito de duas a três sessões clínicas (aproximadamente 1h30 cada sessão). A busca por este tipo de clareamento, nos dias de hoje, se dá pelo desejo de obter dentes mais brancos em menos tempo, além de ser um tratamento que proporciona um resultado muito melhor, se comparado ao clareamento com moldeira.
A associação das duas técnicas é um dos protocolos mais interessantes, pois une as melhores características das técnicas: rapidez de resultado, longevidade clínica e estabilidade da cor final obtida.
E a sensibilidade?
As duas técnicas de clareamento geram um pouco de sensibilidade, que varia de paciente para paciente. Pensando nisso, associamos tratamentos dessensibilizantes às sessões.
Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações que lhe foram passadas, tanto para diminuir a sensibilidade quanto para prolongar o clareamento:
· Dosar o consumo de bebidas cítricas (a acidez desses alimentos costuma exacerbar a sensibilidade dentária), café, chás escuros, refrigerantes, vinho, molho de tomate, todo tipo de alimento que tenha corantes ou uma cor muito forte/escura;
· Uso contínuo de um creme dental para sensibilidade (o uso de cremes dentais clareadores pode piorar a sensibilidade devido a sua abrasividade, cuidado!);
· Evitar o uso do cigarro, além de ser prejudicial à saúde, a nicotina é uma das maiores causadoras de manchas nos dentes.
Dra. Elisa F.S. Baptista
Cirurgiã-Dentista
